Autor: Carlos Iavelberg (com alterações feitas por Michel Saddock)
Do UOL Economia, em São Paulo
Entraram em vigor as novas regras para os cartões de crédito. Entre as principais novidades, estão a obrigatoriedade do pagamento de um percentual mínimo da fatura e a redução do número de tarifas cobradas.
A partir de agora, o consumidor está obrigado a pagar pelo menos 15% da fatura. No dia 1º de dezembro deste ano, esse índice subirá para 20%.
Consumidor terá de pagar menos tarifas
Outra mudança que altera as regras dos cartões de crédito é no número de tarifas. Até então, existiam cerca de 80 tipos de tarifa. Agora, as instituições só poderão cobrar cinco: anuidade, emissão de segunda via, saque, pagamento de contas no cartão e avaliação emergencial de limite de crédito.
Essa regra, porem, só vale para cartões emitidos a partir da nova lei. Para os cartões emitidos até 31 de maio, a medida começa a valer no dia 1º de junho de 2012.
O BC também obrigou as instituições a oferecer um cartão de crédito básico, que não pode estar ligado a programas de benefícios (como os de milhagens).
Esse cartão também deve servir apenas para pagamentos de compras, contas e serviços e sua anuidade tem de ser menor que a dos demais cartões do mesmo emissor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário